Ponte da Barca: «o setor agroalimentar e dos vinhos está a correr bem»

vinhos

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar acompanhou a 19 de setembro o início da época de vindimas da Adega Cooperativa de Ponte da Barca (ACPB).

A visita do governante marcou mesmo a abertura da adega para acolher os vários associados que ontem começaram a entregar as uvas para a produção de vinho verde.

Nuno Vieira e Brito destacou a expansão do vinho português em termos de exportações. «Estamos com 753 milhões de euros, com uma capacidade de crescimento imensa, nomeadamente na região do vinho verde. Este ano teremos mais 10% em termos de produção», afirmou o governante.

A visita serviu, também, para a direcção da ACPC colocar algumas preocupações como o abandono de vinhas. «É necessário fazer alguma coisa pelas vinhas abandonadas, porque temos alguns operadores que tiveram de arrancar vários hectares de vinha», alertou Amândio Lago, presidente da ACPB.

O secretário de Estado da Alimentação respondeu que já foi feito o enquadramento legal, mas «agora é necessário reconhecer a quantidade de vinhas abandonadas e proceder ao seu arranque. O ministério (da Agricultura) já solicitou a colaboração das autoridades».

Sobre a formação dos viticultores, muitos deles com mais de 65 anos de idade, a ACPB e o secretário de Estado da Alimentação defenderam o recurso à realização de aulas práticas nos campos, de forma a ter em conta a experiência dos associados.

Fonte: Correio do Minho 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip