Ponta Delgada recebe 8.º Colóquio Nacional do Milho

milho

A ANPROMIS - Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo organiza a 18 de fevereiro, o 8.º Colóquio Nacional do Milho.

A iniciativa, realiza-se no Hotel Açores Atlântico, em Ponta Delgada, em colaboração com o Governo Regional do Açores e a Associação Agrícola de São Miguel.

Em comunicado, a ANPROMIS realça que especialistas nacionais e internacionais vão analisar e debater «temas de extrema importância para a economia nacional e regional». Entre eles, “Os Mercados Mundiais do Leite e do Milho Grão” e “Os Desafios Técnicos da Produção de Milho Silagem em Portugal”.

O Colóquio Nacional do Milho, que se realiza pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores, reúne anualmente várias centenas de participantes, entre agricultores, entidades oficiais e especialistas do setor.

«A escolha dos Açores para a realização do 8ª Colóquio Nacional do Milho constitui uma aposta da ANPROMIS, dado ser uma região onde a área de milho tem crescido nos últimos anos, desempenhando um papel fundamental como base da alimentação do efetivo leiteiro local. Por outro lado, tendo em conta os desafios que as fileiras nacional e regional do milho e do leite enfrentam, neste período de grandes incertezas, julgamos que é fundamental existir uma união de esforços de todos os agentes envolvidos, com vista ao reforço da competitividade da nossa atividade enquanto produtores», afirma Luís Vasconcellos e Souza, presidente da ANPROMIS.

Já o Secretário Regional de Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, realça que «em boa hora decidiu a ANPROMIS realizar nos Açores o 8.º Colóquio Nacional do Milho. Nesta oportunidade, relevo a importância da cultura do milho para o autoabastecimento das explorações agropecuárias açorianas, constituindo-se como um fator redutor da dependência do exterior e dos custos de produção, e que potencia a capacidade produtiva, particularmente no âmbito da produção leiteira. Recordo que os Açores asseguram cerca de 30 % da produção nacional de leite em apenas pouco mais de 2% do seu território. É pois naturalmente e com todo o interesse e empenho que o Governo dos Açores se associa a esta iniciativa, fazendo desde já votos de boas vindas e de um profícuo trabalho».

Também Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores, considera que este Colóquio «será um grande evento para os agricultores dos Açores, pela oportunidade que terão de debater temas de interesse com pessoas e entidades do setor do milho a nível nacional e internacional, o que certamente ajudará a potenciar a fileira açoriana do milho, que nos últimos anos registou um crescimento substancial».

Milho: catalisador da economia açoriana

O Colóquio fará uma análise da situação atual e das perspetivas futuras do Mercado Mundial do Leite, cerca de um ano após o fim do regime das quotas leiteiras, medida comunitária que tornou a situação dos produtores portugueses particularmente vulnerável. Só na Região Autónoma dos Açores, estima-se que os produtores de leite tenham perdido cerca de 30 milhões de euros, em 2015, por via do fim das quotas e consequente desvalorização dos preços do leite.

Neste contexto, o Governo Regional dos Açores anunciou um pacote de medidas no valor global de cerca de 5 milhões de euros destinados a apoiar os agricultores açorianos, que inclui um plano de reestruturação do setor leiteiro, com apoios à saída da atividade dos produtores de leite, incentivando o rejuvenescimento e emparcelamento do setor, bem como a comparticipação dos custos financeiros do endividamento contraído pelos agricultores açorianos junto da banca, e, ainda, o reforço do prémio à vaca leiteira em 2015, que passa a ser de 190 euros em todas as ilhas, numa medida extensiva a 2016.

«Sabendo que por si só esta medida não resolve o problema de setor leiteiro, é, no entanto, uma ajuda interessante que beneficiará cerca de 80% dos agricultores dos Açores», considera Jorge Rita, sublinhando a urgência de uma estratégia de promoção do leite de origem nacional e regional, tanto em Portugal como nos mercados externos. O aumento das exportações de leite é um desígnio para os agricultores da região que «deve ser trabalhado de forma persistente e consistente no sentido de conquistar novos mercados que valorizem a excelência do nosso leite e derivados», conclui o responsável associativo.

Na campanha de 2015, lembra a ANPROMIS, cultivou-se no Arquipélago dos Açores mais de 11 mil hectares de milho para silagem, «indicador bem demonstrativo da importância que a cultura tem na Região, constituindo-se como um importante catalisador da sua economia. O setor do leite representa 75% do valor da agricultura açoriana». 

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip