Pomar Pedagógico do Centro de Frutologia Compal planta a primeira árvore DOP

compal

Uma macieira da variedade riscadinha foi a primeira árvore de fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP) a ser plantada no Pomar Pedagógico do Centro de Frutologia Compal, numa iniciativa que contou com a participação de mais de 100 crianças de Olivais e Palmela.

A Maçã Riscadinha de Palmela é um dos símbolos do município, distinguindo-se por um aroma intenso e uma casca de cor apelativa. A valorização da fruta nacional é um dos grandes objetivos do Centro de Frutologia Compal, que acrescentou às 38 variedades de árvores no pomar, esta espécie DOP.

Foram os alunos de escolas do município de Palmela que explicaram as características únicas do fruto aos alunos de três escolas dos Olivais, enquanto estes fizeram o papel de anfitriões e mostraram o Pomar Pedagógico do Centro de Frutologia Compal e a Quinta Pedagógica dos Olivais.

Numa manhã descontraída e animada, os mais pequenos puderam contactar de perto com as cores, os aromas e texturas do pomar, que tem árvores de fruto tão variadas como pereiras, figueiras, pitangueira, araçazeiro ou sapote branco.

O Pomar Pedagógico é o primeiro pomar interativo do país e foi inaugurado em outubro de 2016, sendo o resultado da parceria entre o Centro de Frutologia Compal e a Quinta Pedagógica dos Olivais.

O Pomar Pedagógico foi criado para que as crianças aprendessem sobre a fruta, contactando diretamente com a sua origem. Ao longo do ano existem várias atividades pedagógicas que explicam a importância da fruta e promovem o seu consumo. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip