Pesca ilegal de atum custa ao Pacífico €666 milhões por ano

A pesca ilegal de atum no Pacífico atingiu o valor de até 740 milhões de dólares (666,5 milhões de euros) por ano, revela um estudo divulgado.

atum

O Pacífico fornece aproximadamente 60% do atum mundial, um importante pilar económico para algumas das pequenas nações insulares, sendo o estudo da Agência das Pescas do Fórum das Ilhas do Pacífico (FFA) a primeira tentativa de quantificar o impacto das atividades pesqueiras proibidas.

Depois de dois anos de investigação, o estudo - financiado pela União Europeia - concluiu que entre 276 mil e 338 mil toneladas de atum do Pacífico são capturadas ilegalmente todos os anos.

O estudo estima que o valor no mercado negro seja de 616 milhões de dólares (554,5 milhões de euros), mas pode variar entre 520 milhões e 740 milhões (entre 468,1 e 666,5 milhões de euros).

Segundo o diretor-geral da FFA, James Movick, o estudo vai ajudar a FFA - organização que ajuda a regular a pesca nas águas de 17 nações do Pacífico, com sede em Honiara - a combater o problema.

As nações insulares, regra geral, têm imensas águas territoriais mas limitados recursos para monitorizar a atividade pesqueira.

O Palau, pequeno Estado insular da Micronésia, por exemplo, tem apenas um barco patrulha de longo alcance para vigiar uma área de 50.000 quilómetros quadrados, quase o tamanho de Espanha.

O relatório refere que a maior parte da pesca ilegal foi levada a cabo por arrastões que são licenciados para operar nas águas do Pacífico, indicando que ou não reportam toda a quantidade de pescado ou transferem-na para outro navio.

Um 'think-tank' australiano instou, esta semana, Camberra a desempenhar um papel mais ativo na proteção da pesca no Pacífico, que, segundo observou, se aproxima do «ponto sem retorno».

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip