PDR 2020: Governo está a negociar financiamento de projetos que ultrapassem orçamento

O ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos, anunciou recentemente que o Governo está a negociar com instituições bancárias o financiamento de projetos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional 2020 (PDR2020) que ultrapassem a dotação orçamental deste ano.

PDR 2020

«Estamos neste momento a negociar com as instituições bancárias, e em particular com o Crédito Agrícola, a possibilidade de o Ministério da Agricultura poder continuar a aprovar projetos mesmo depois de ultrapassada a dotação global do ano, que ronda os 600 milhões de euros» disse Capoulas Santos em declarações à agência Lusa.

O Governo quer que «os agricultores apresentem a aprovação dos projetos como garantia» de forma a que «as instituições bancárias financiem» e «os projetos continuem».

Capoulas Santos recordou que, «apesar do programa [de Desenvolvimento Regional] ter tido início em 2014, no final de 2015 não havia nenhum projeto de investimento aprovado», embora estivessem «acumulados cerca de 20 mil» pedidos, porque «estiveram candidaturas abertas durante o ano de 2015».

Essa situação, garantiu, «está hoje desbloqueada».

«Estamos agora no conjunto do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR) a aprovar cerca de 1200 projetos por mês», destacou, revelando que a intenção é «repor a normalidade nos próximos meses».

Contudo, a «acumulação» de projetos que aguardavam aprovação levou a que este ano o governante conte aprovar «um conjunto de projetos que esgotam a dotação de 2016».

É nesse sentido que o Ministério da Agricultura está «a negociar com as instituições bancárias».

Capoulas Santos falava à margem da cerimónia de celebração dos cem anos do Crédito Agrícola da Costa Azul, em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, onde destacou o papel da instituição bancária «ao serviço da população e da agricultura».

Na cerimónia, com 800 convidados, participaram também, além do presidente da instituição, Jorge Nunes, o presidente do Conselho de Administração da Caixa Central, Licínio Pina, o presidente da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, Jorge Volante, o presidente das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e, entre outros, os autarcas da região.

Fonte: DN

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip