PDR 2020: Confagri preocupada com insuficiência de dotação orçamental

A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), em comunicado, mostra-se preocupada com a «recente publicação, por parte do IFAP, do calendário de apoios aos agricultores referentes à campanha 2015, sem apresentação de uma previsão dos pagamentos para as medidas da área do “Ambiente, Eficiência no Uso dos Recursos e Clima” (Medidas agroambientais)».

A Confagri revela, pois, preocupação com a «insuficiência de dotação orçamental do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) para pagamento dos apoios previstos para as medidas nesta área .

Face às expetativas criadas junto dos agricultores, a Confagri solicitou ao ministério da Agricultura o pagamento dos apoios na totalidade aos beneficiários com candidaturas agroambientais, apresentadas em 2015, devidamente submetidas e cumprindo os critérios de elegibilidade, quer dos beneficiários, quer das respectivas operações.

A Confagri considera ainda que «o ministério da Agricultura deve encontrar soluções que possam garantir o pagamento futuro das medidas agroambientais para o maior número de agricultores, disponibilizando-se a colaborar na procura dessas soluções».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip