Parcelário agrícola disponível para todos

O Sistema de Identificação Parcelar é uma medida Simplex, que tem como objetivo disponibilizar informação sobre as parcelas das explorações agrícolas.

agricultura

A medida foi apresentada esta semana em Lisboa pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

Para o Ministro da Agricultura, que presidiu ao encerramento da sessão, «trata-se de um importante passo na atualização e disponibilização de informação aos agricultores e sobretudo para as instâncias europeias, que vai permitir reduzir significativamente as correções financeiras a que o país está regularmente sujeito».

Capoulas Santos explicou que «grande parte das devoluções de fundos comunitários a Bruxelas deve-se, designadamente, a deficiências na identificação das parcelas, situação que será amplamente melhorada com este novo instrumento».

O Ministro considera que, para além das vantagens para os agricultores, trata-se de «uma importante ferramenta de planeamento, muito útil para a investigação, planificação e administração do território».

Nesta apresentação pública participou também a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, responsável pela implementação do programa Simplex, que se congratulou com «mais uma tarefa realizada, mais um instrumento ao serviço do país no âmbito do Programa Simplex».

Estão registadas cerca de 3 milhões e 500 mil parcelas, que abrangem uma área de cerca de 5 milhões de hectares, correspondentes a 41% da superfície do território nacional continental.

De acordo com as estatísticas, em junho de 2015 encontravam-se registados cerca de 435 mil declarantes que se podem constituir como potenciais utilizadores do Sistema de Identificação Parcelar (SIP). 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip