Paderne debateu Fruticultura

Teve lugar, esta quarta-feira, no Auditório da Caixa Agrícola de Albufeira, em Paderne, concelho de Albufeira, a iniciativa Fóruns de Modernização da Agricultura.

paderne

O evento, moderado por Pedro Brás de Oliveira, do INIAV e diretor do suplemento Pequenos Frutos (Revista Agrotec), teve como tema central a Fruticultura, com enfoque na região sul do país.

Amílcar Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UALg), Rogério Victorino, da Vegall – Produtos Hortícolas, Lda., Firmino Cordeiro, da AJAP, Horácio Ferreira, diretor-geral da Cacial, José Rafael Silva, da Agroinsider, e José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, foram os oradores desta sessão.

Além dos casos de sucesso no setor, a sessão abordou vários problemas e desafios que se impõem às culturas algarvias.

Entre os temas em debate estiveram a comercialização, os preços, a produção, mas também a internacionalização e a agricultura de precisão.

Foi unânime, entre os oradores, a importância de apostar na agricultura, bem como a união do setor, «decisiva para, em conjunto, produtores e restante cadeia económica poderem, juntos, vencer barreiras e alcançar metas estratégicas», nas palavras de Horácio Ferreira, da Cacial.

Amílcar Duarte, por seu turno, alertou para a importância da investigação e da academia, e sublinhou que a relação entre as universidades e as empresas são mais ao nível das parceriais do que propriamente nos apoios.

paderne

Já o presidente da Câmara de Albufeira, que encerrou o encontro, alertou para a importância de o poder local, «dar mais destaque à agricultura nos seus desígnios locais. «É essencial apostarmos no turismo, que é como sabemos ponto fulcral no Algarve, mas não podemos esquecer o setor agrícola». Mas deixou também um repto aos agricultores: «é muito importante que se unam e se associem, porque só assim as autarquias podem ajudar todos».

O evento inseriu-se no âmbito dos Fóruns de Modernização de Agricultura, que decorrem em 2019, de norte a sul do país, numa organização conjunta do Crédito Agrícola, Portal Agronegócios, Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e da Agroinsider.

O objetivo desta iniciativa visa debater os desafios atuais que se impõem à modernização da Agricultura e à partilha de ferramentas inovadoras e soluções de apoio a uma resposta à altura.

O próximo seminário realiza-se em Beja, a 28 de maio, e irá debater a Olivicultura.

Inscreva-se aqui.

Fotos: Ana Clara

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip