PAC: ministério da Agricultura alarga medidas greening

O ministério da Agricultura e Mar (MAM) anunciou, em comunicado, que irá alargar as medidas greening (de proteção ambiental) no âmbito da Política Agrícola Comum 2014-2020 (PAC 2014-2020).

A tutela liderada por Assunção Cristas afirma que em 2016 «serão incluídas» nestas medidas «as árvores em grupo, bem como a serradela, ervilhaca e o trevo, como culturas fixadoras de azoto, para cumprir as práticas de greening».

Em vigor estão já algumas medidas como os sistemas agroflorestais e a florestação de terras agrícolas implementados ao abrigo do Desenvolvimento Rural bem como as práticas agrícolas em terras em pousio.

No mesmo comunicado, José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, realça que «este alargamento permite ao produtor, a partir da próxima campanha, ter um maior leque de escolha das áreas que contribuem para o cumprimento do greening».

Junto da Comissão Europeia está já uma proposta de Portugal que solicita a Bruxelas um sistema de certificação, de adesão voluntária por parte do agricultor, com o objetivo de contabilizar as culturas de outono/inverno nas explorações de milho e tomate para efeitos do cumprimento da prática de diversificação de culturas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip