PAC e agroalimentar: as prioridades da Eslováquia na presidência da UE

Desde o dia 1 de julho de 2016 que a Eslováquia assumiu a presidência da União Europeia (UE) durante os próximos seis meses e entre as suas principais prioridades, no setor agroalimentar, está o fortalecimento da posição dos agricultores na cadeia alimentar e a simplificação da Politica Agrícola Comum (PAC).

ue

Ao longo da sua presidência, a Eslováquia pretende realçar a importância de um funcionamento justo da cadeia alimentar no contexto europeu e que o Conselho adote conclusões sobre este tema.

Em relação à simplificação da PAC, a Eslováquia vai avaliar os progressos realizados de forma a identificar mais possibilidades para reduzir as cargas administrativas.

Outras das prioridades anunciadas pela nova presidência da UE são a situação de determinados mercados agrícolas, a produção biológica e o setor florestal.

Tendo em conta a atual crise nos mercados agrícolas, em particular nos setores do leite e carne de porco, a presidência eslovaca tem a intenção de prosseguir com a análise da situação, avaliar as medidas adotadas e propor novas para estabilizar os mercados agrícolas.

Também vão continuar os trabalhos da presidência holandesa sobre o projeto de Regulamento sobre produção e rotulagem dos produtos biológicos e em relação ao setor florestal a Eslováquia concentra-se em «fazer da UE um líder mundial na promoção da gestão sustentável das florestas do mundo».

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip