OVARURAL chega em agosto a Válega

A Câmara Municipal de Ovar e a Cooperativa Agrícola do Concelho de Ovar vão organizar a 3ª Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar - OVARURAL, entre os dias 12 e 15 de agosto, na freguesia de Válega.

ovarural

A OVARURAL tem como principais objetivos «a valorização da raça marinhoa, característica desta região, e a promoção da atividade agrícola e pecuária» do concelho de Ovar.

«É um local de encontro e de muito convívio para a população, e de partilha de saberes para os agricultores. É um evento que queremos aprofundar e é uma oportunidade para a valorização deste setor e para o desenvolvimento económico da região», diz o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro.

Ainda no capítulo do apoio e incentivo ao setor primário, Salvador Malheiro adianta que a Câmara se encontra a ultimar as diligências necessárias para a criação do Gabinete de Apoio ao Agricultor, previsto no plano de ação municipal, prevendo-se a apresentação e entrada em funcionamento deste Gabinete durante a OVARURAL.

Assim, nesta 3ª edição, pela mão de produtores locais, a OVARURAL pretende apostar nas demonstrações ao vivo e nas degustações de produtos do concelho de Ovar, englobando um Pavilhão Gastronómico com a presença de restaurantes locais, com espaços para fabrico e comércio de artesanato e de produtos agrícolas, com expositores de empresas e de organizações agrícolas, com venda de produtos alimentares locais e regionais, havendo ainda uma exposição de animais, um desfile e um concurso de bovinos da raça marinhoa.

Ainda nesta edição, destaca-se a realização de um colóquio dedicado ao tema da criação de bovinos da raça marinhoa e à Nova Política Agrícola Comum 2015-2020, a fim de serem prestados esclarecimentos aos agricultores e a todos os interessados sobre as regras, os incentivos e os apoios do Governo para a criação desta raça autóctone.

O desafio é fazer com que Ovar seja reconhecido como «cidade onde se produz e come carne Marinhoa», conclui Salvador Malheiro, afirmando que «estamos a trabalhar nesse sentido e a realização desta terceira edição é disso exemplo».

Fonte: cidades online

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip