Organizações de Produtores de Pequenos Frutos pedem medidas para salvaguardar atividade e emprego

A Lusomorango, a Madre Fruta, e a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur – as duas Organizações de Produtores (OP) e a Associação de Produtores – enviaram uma carta aos Ministros de Estado, da Economia e Transição Digital; do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; da Agricultura; e ao Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. O objetivo é pedir auxílio.

Pequenos Frutos

Juntas, estas três Organizações de Produtores (OP) de Pequenos Frutos representam, em termos anuais, 140 milhões de euros de volume de negócios e 120 milhões de euros de exportações. Em termos de emprego, respondem por cerca de cinco mil postos de trabalho, mais de metade permanentes.

Atendendo, nos últimos dias, à rápida deterioração das condições da sua atividade empresarial – motivada por diversos fatores como quebra de vendas; redução do preço médio dos produtos em 40%; aumento dos custos de produção; subida dos custos de transporte e logística; falta de mão-de-obra –, estas OP’s dirigiram uma missiva aos três Ministérios, no sentido de darem a conhecer as suas dificuldades no terreno e sugerirem medidas adicionais de apoio ao setor hortofrutícola e dos pequenos frutos, em particular. Só desta forma, garantem, conseguirão assegurar a atividade e o emprego.

Entre as medidas complementares sugeridas, como a eliminação por seis meses da TSU ou o adiamento do pagamento de IRC para as empresas do setor, as três OP’s apontam ainda para a necessidade de o setor poder aproveitar os trabalhadores em lay-off e recém-desempregados, para fazer face às exigências das colheitas que se aproximam. Mas, sobretudo, pedem que sejam implementados mecanismos de retirada de produto do mercado, de forma a adequar e a regular a oferta à procura – uma possibilidade que a regulamentação comunitária já contempla para outras frutas, como pera, melancia ou tomate, mas que não está prevista para pequenos frutos (framboesas, morangos, amoras, mirtilos).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip