Organizações agrícolas pedem criação de observatório europeu para a carne de bovino

As organizações agrícolas da União Europeia (UE) pedem a criação de um observatório europeu para o mercado da carne de bovino, de modo a seguir de perto a evolução dos preços da carne com ligação direta com o observatório do leite, de modo a melhor poder informar os produtores.

Este pedido consta de uma carta enviada pela COPA-COGECA ao Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, em que é dito que o mercado da carne de bovino tem tido, nos últimos meses, uma grande volatilidade, uma vez que está diretamente ligado ao do leite.

Este observatório terá como função seguir a evolução do efetivo reprodutor de vacas leiteiras e de vacas de carne, analisar a evolução de preços ao longo de toda a cadeia da carne de bovino, estabelecer indicadores (efetivos, abates, custos de produção, etc.), seguir a evolução das importações e exportações, bem como a evolução do consumo doméstico e a nível da restauração.

Um organismo parecido existe já há muitos anos nos Estados Unidos, que fornece informações sobre a evolução dos preços, desde o produtor, ao mercado em grosso e à venda ao público.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip