Opinião - Agricultura sustentável: é possível com sistema de rega gota-a-gota

Texto de opinião de Sofia Silva, membro da direção da URCAMAT

A água e a terra agricultável são um dos recursos mais valiosos que possuímos nos dias de hoje. Cada vez mais é crucial adotar práticas agrícolas sustentáveis como, por exemplo, sistemas de rega gota-a-gota, por forma a conservar a água e preservar as terras cultiváveis.

Os sistemas de rega têm como objetivo irrigar o solo e as plantações, e os sistemas de rega gota-a-gota não são exceção. Podem ser utilizados para regar áreas reduzidas, mas também de dimensão média ou grande.

É aconselhado o seu uso para uma rega localizada em cada planta como o caso das floreiras, estufas, hortas, entre outras. Distribui uniformemente a água e os elementos nutritivos na zona das raízes permitindo reduzir as quantidades de água, os fertilizantes e ainda melhorar a qualidade dos produtos.

Existem diversos benefícios associados a este sistema como, por exemplo: poupança de água - através de uma irrigação mais eficiente facilitando a absorção dos nutrientes nas raízes; poupança de tempo - um sistema automático que permite a realização de outras atividades ao mesmo tempo; possibilidade de instalação de um programador – que permite cuidar das suas plantas mesmo que esteja ausente; e plantações mais profissionais e elegantes – a rega incide nas raízes e evita danos em outras áreas como as folhas.

Para a realização de uma rega gota-a-gota é necessário utilizar um tubo com gotejadores, como o GOTAGREEN, que distribui a água em forma de gota e em locais específicos de forma estável, regular e moderada.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip