Operation Pollinator é tema de programa infantil na RTP2

"Biodiversidade, polinizadores e agricultores" é o tema do segundo episódio «As Aventuras da PAC», um dos 13 filmes de animação criados pela RTP2 e pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para explicar a Política Agrícola Comum ao público dos 6 aos 12 anos, no âmbito do projeto PAC4ALL.

O jornalista Pedro Miguel Ribeiro e a simpática mascote "PAC", uma cestinha animada, estiveram na Estação Agrária de Viseu para dar a conhecer aos mais pequenos um pomar onde os insetos fazem equipa com os agricultores para criar as deliciosas maçãs Fuji. O “truque” está em criar no pomar a “casa” perfeita para as abelhas e outros polinizadores: as margens multifuncionais Operation Pollinator.

Neste episódio, Arminda Lopes, técnica da Estação Agrária de Viseu, mostra a margem multifuncional Operation Pollinator instalada no pomar experimental da Estação e explica o seu contributo para atrair e fixar os polinizadores, que por sua vez ajudam a transformar as flores em frutos: “os frutos bem polinizados são frutos melhores e nós aqui na Estação há mais de 10 anos que demonstramos aos agricultores os efeitos benéficos destas margens multifuncionais na quantidade e na qualidade dos frutos”.

A Estação Agrária de Viseu é um dos parceiros do programa Operation Pollinator da Syngenta, que há mais de uma década ajuda os agricultores, em Portugal e a nível mundial, a criar habitats favoráveis para proteger os insetos polinizadores e auxiliares e estimular a biodiversidade na agricultura.

Os filmes de animação «As Aventuras da PAC» são transmitidos no espaço infantil «Zig Zag» da RTP2, às sextas-feiras, pelas 19h45.

Assista aqui ao episódio nº2 aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip