Olivicultura: setor defendeu em Beja a necessidade de uma estratégia nacional

Teve lugar, esta terça-feira, no hotel Beja Parque, a iniciativa Fóruns de Modernização da Agricultura. Em debate o tema da Olivicultura.

beja

O evento, moderado por Joaquim Vilhena Freire de Andrade, da OLIVUM, abordou vários problemas e desafios que se impõem à cultura no Baixo Alentejo.

Isabel Patanita, do Instituto Politécnico de Beja, analisou a relação da Universidade com as empresas. Na sua intervenção falou da importância da investigação e da forma como é essencial que as atividades económicas têm de ser cada vez mais sustentáveis e rentáveis.

A professora universitária lembrou ainda a importância do «incremento produtivo sem perder o rumo da sustentabilidade ambiental».

Fernando do Rosário, da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, deu a conhecer esta entidade e as iniciativas que tem levado a cabo no setor.

Já José Rafael Silva, da Agroinsider, empresa que atua na área da agricultura de precisão, vincou as mais valias das tecnologias que estão ao dispor dos olivicultores, dando casos concretos de soluções comercializadas pela Agroinsider.

O responsável salientou os ganhos de produtividade destas tecnologias que ajudam a promover a economia e os recursos.

Firmino Cordeiro, diretor geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), falou da necessidade de uma estratégia nacional para o setor agrícola, tendo em conta as diferenças de desenvolvimento que existem entre o Interior e Litoral.

Gonçalo Morais Tristão, presidente da direção do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), falou dos desafios da PAC pós-2020 para o setor da olivicultura. Defendeu a necessidade de diferenciação no setor do azeite e de uma estratégia nacional para a olivicultura.

beja

Este seminário insere-se no âmbito dos Fóruns de Modernização de Agricultura, que decorrem nos próximos meses, de norte a sul do país, numa organização conjunta do Crédito Agrícola, Portal Agronegócios, AJAP e da Agroinsider.

O objetivo desta iniciativa visa debater os desafios atuais que se impõem à modernização da Agricultura e à partilha de ferramentas inovadoras e soluções de apoio a uma resposta à altura.

Recorde-se que o quarto seminário, inserido no âmbito do ciclo “Fóruns de Modernização de Agricultura”, decorre a 4 de junho, na no auditório da Caixa Agrícola de Mangualde – Caixa Agrícola de Vale do Dão e Alto Vouga.

O tema em debate é a Viticultura. Inscreva-se aqui

Mais informações através dos seguintes contactos:

Telefone: 22 589 96 20

E-mail: marketing@agropress.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip