O maior encontro de vinhos brancos em Portugal acontece em outubro

Entre 19 e 20 de outubro, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) realiza a segunda edição de Monção & Melgaço – The White Experience, aquele que é, atualmente, o maior encontro do género.

O evento tem como objetivo celebrar os "grandes vinhos e produtores locais, mas também alguns dos melhores criadores de vinhos brancos nacionais e do Mundo", afirmou a organização em comunicado de imprensa.

"As históricas Termas de Melgaço servem de cenário para provas de Alvarinhos de Monção e Melgaço e de vinhos brancos diferentes terroirs como a Alemanha, França, Áustria, África do Sul, Nova Zelândia e Rias Baixas. O programa integra ainda masterclasses e provas comentadas, conversas com produtores e visitas a algumas quintas, para além de um seminário dedicado ao tema "A Casta Alvarinho em Monção e Melgaço – Viticultura de precisão para potenciar a excelência", que conta com a participação de Rogério de Castro e de Isabel Valin, Susana Mendes, Paulo Fernandes, Ana Sofia Rodrigues e Joaquim Mamede Alonso, intervenientes em projectos de investigação da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Estarão ainda presentes oito produtores convidados, que vão representar várias regiões, como o Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Lisboa, Alentejo, Távoa-Varosa e Açores.

"O Acordo Alvarinho permitiu-nos trabalhar a sub-Região de Monção e Melgaço com a exclusividade que lhe é merecida, representando um território único que dá origem a alguns dos grandes brancos portugueses. esta sub-Região é, pois, a grande anfitriã do maior encontro de vinhos brancos que actualmente se faz em Portugal e onde trazemos produtores de renome a nível nacional e internacional para provar, discutir e descobrir o potencial de grandes castas", destaca Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip