O desempenho de cultivares indiferentes de morangueiro em sistemas de produção outonal

Por: Maria da Graça Palha, Investigadora

(Este texto constitui um resumo do artigo que será publicado na revista AGROTEC n.º 9)

Os pequenos frutos constituem um grupo de culturas que abrange vários géneros e espécies, onde se inclui o morangueiro pertencente ao género Fragaria. A nível mundial, esta cultura tem vindo a aumentar a sua expressão em termos de superfície cultivada e de produção. O seu fruto encontra-se disponível no mercado durante o ano inteiro, fazendo parte da dieta alimentar de vários povos e sendo bastante apreciado não só pelo seu sabor/aroma como também pelas suas qualidades nutricionais e funcionais o que tem conduzido a um aumento acentuado do seu consumo.

Em Portugal, a produção de morango faz-se ao longo de todo o ano em diferentes regiões, ocorrendo maioritariamente na primavera e utilizando cultivares de dias-curtos que frutificam de janeiro a junho. Para prolongar o período de produção para o outono e inverno, o recurso às cultivares indiferentes são uma alternativa pois estas plantas possuem a particularidade de diferenciarem flores em qualquer altura do ano.

p9 fig1

 

A produção de morango fora de época tem vindo a ganhar expressão devido a uma menor oferta aliada a uma procura crescente de morangos nesta época. As condições climáticas durante a produção fora de época nem sempre são favoráveis ao crescimento e frutificação da planta. Fatores ambientais, como temperatura e condições de luz, e fatores bióticos (nomeadamente doenças) podem ser limitantes no crescimento das plantas e na qualidade do fruto, sendo o seu efeito variável com a cultivar e sistema de produção. No âmbito do projeto europeu EUBerry “The sustainable improvement of European berry production, quality and nutritional value in a changing environment: Strawberries, Currants, Blackberries, Blueberries and Raspberries” foi realizado um ensaio com cinco cultivares indiferentes de morangueiro em cultura protegida, na região do sudoeste alentejano, com o objetivo de avaliar a sua adaptabilidade, a produtividade e qualidade organolética e capacidade antioxidante dos frutos. Compararam-se, ainda, dois sistemas de produção de morango, um no solo e outro em substrato.

A produtividade das plantas variou entre cultivares e sistemas de produção. A qualidade do fruto, em termos sensoriais e de riqueza em antioxidantes foi igualmente afetada pela cultivar e variou entre os sistemas de produção testados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip