O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação

O Think Thank do Parlamento Europeu publicou o estudo "O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação" ("The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures) que examina o fenómeno do abandono das terras, as suas consequências e opções de mitigação.

Agricultura

Utilizando dados quantitativos, o documento fornece uma visão geral da possível evolução futura do abandono de terras na UE até 2030, da sua evolução histórica e do estado da atual situação.

Com base em investigação documental e estudos de caso, este projeto de investigação efetua uma análise dos motivos e efeitos do fenómeno, pondera ações de mitigação a serem implementadas através das políticas da UE, nomeadamente através da PAC, e traça diferentes cenários sobre mudanças no uso da terra, considerando variáveis como as alterações climáticas, a globalização dos mercados e uma grande crise sanitária.

Principais conculsões do Estudo

- Cerca de 30% (cerca de 56 milhões de ha) das superfícies agrícolas na UE estão abaixo de pelo menos um risco moderado de abandono de terras. O abandono efetivo de terras agrícolas na UE-27 poderá totalizar 5 milhões de ha até 2030, ou 2,9 % dos atuais Área agrícola utilizada (UAA): 173 milhões de ha.

- O abandono das terras é um fenómeno local com um conjunto complexo de motivos, envolvendo aspetos bio-físicos, agrícolas, estruturais, de mercado, regionais, institucionais e factores políticos. As questões de gestão e adaptação estrutural são as principais razões para este fenómeno.

- Os efeitos nocivos do abandono da terra podem ameaçar o futuro dos habitats semi-naturais. No entanto, em condições específicas e em certas fases do processo de abandono, podem ser observados resultados benéficos.

- Embora os instrumentos de política da PAC possam ajudar a mitigar o abandono das terras, o seu impacto nas alterações ao uso do solo, a concentração da produção, e as tendências de abandono, diferem entre tipos de explorações agrícolas e grupos de produção.

- As atuais tendências de abandono de terras serão agravadas por fatores externos (alterações climáticas, globalização, crises sanitárias). Entre os principais instrumentos políticos para minimizar a o impacto do abandono das terras inclui a melhoria das condições da produção agrícola, adaptação às zonas com limitações naturais, silvicultura, e medidas ambientais, bem como apoio às comunidades rurais.

Consulte o Estudo: Research for AGRI Committee - The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip