“O aproveitamento resineiro: florestas com futuro” em debate

resinas

O município de Proença-a-Nova acolherá, nos dias 30 e 31 de maio, a conferência internacional "O Aproveitamento Resineiro - Florestas com Futuro", que terá lugar no Centro Ciência Viva da Floresta.

Esta é uma reunião decisiva para avançar na estruturação do sector das resinas a nível europeu, cujo principal objetivo será trabalhar na criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros.

Recorde-se que as atividades de extração e transformação da resina natural das florestas europeias constituem um recurso económico, social e ambiental para os amplos territórios florestais do sul da Europa.

A resinagem à escala europeia proporciona matéria prima plenamente enquadrável na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assinados pela União Europeia, pelo que o setor da resina natural deverá ser incorporado de forma explícita e efetiva nas estratégias e políticas comunitárias, consideram os agentes da fileira.

Estas Jornadas Internacionais têm como objetivo dar o pontapé de saída para a criação de uma Rede Europeia de Territórios Resineiros, com a participação de todo o setor da resina natural europeia, para a defesa do setor e para exigir aos responsáveis públicos europeus o apoio a este biomaterial genuinamente europeu. 

Aceda aqui ao programa. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip