Nutri2Cycle - Transição para uma agricultura mais eficiente em carbono e nutrientes na Europa

projeto Nutri2Cycle iniciou-se em outubro 2018, é coordenado pela Universidade de Ghent (Bélgica) e conta com a participação de 12 países europeus.

Nutri2Cycle

O intuito deste projeto é criar uma agricultura mais sustentável nos diferentes sistemas agrícolas na Europa, através da recuperação e reciclagem de nutrientes, procurando solucionar as atuais lacunas nos ciclos do N, P e C, contribuindo para a implementação de sistemas de gestão de recursos otimizados, com uma boa articulação entre a produtividade, qualidade e segurança alimentar e impacte ambiental.

A participação Portuguesa no projeto Nutri2Cycle (N2C) é feita através do Instituto Superior de Agronomia (ISA) onde conta com uma equipa de quatro investigadores: Prof. David Fangueiro (coordenador nacional), Prof. Henrique Ribeiro, Prof. Paula Alvarenga e Prof. Ricardo Braga; a equipa do ISA inclui ainda dois alunos de doutoramento financiados pelo projeto.

Trabalhos em curso

Estão a ser desenvolvidos, no Instituto Superior de Agronomia, dois trabalhos de investigação nestas temáticas, integrando os planos de doutoramento de dois Bolseiros do projeto.

Um destes planos de trabalho é dedicado à produção de “Bio-based fertilizers”, cujo intuito é a produção de misturas com rácios de nutrientes mais adequados às necessidades das culturas. O segundo trabalho centra-se na utilização de chorumes e estrumes em vinhas e pomares. Será iniciado um terceiro trabalho, à escala piloto, que será o palco de uma das reuniões da NTF em 2021.

Está a ser preparado um documento informativo acerca das atividades do ISA no âmbito do projeto Nutri2cycle, onde será difundida mais informação acerca destes três trabalhos assim como do plano de atividades previstas para a NTF.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip