Nuno Russo: «É preciso continuar a levar a marca Portugal além-fronteiras»

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve presente na IPM Essen 2020 (Feira Internacional de Plantas e Flores), que se realizou na Alemanha.

Nuno Russo

A Portugal Fresh fez representar o país pela quarta vez consecutiva com quatro empresas portuguesas do sul do país. Nuno Russo destacou, durante a sua intervenção num jantar empresarial, que é preciso «continuar a levar a marca Portugal além-fronteiras, por todos aqueles que apostam na nossa Agricultura e dão mais voz aos nossos produtos, tão únicos e donos de uma qualidade que se destaca e os distingue».

O Secretário de Estado revelou que «a produção de plantas e flores é um setor importante e que tem crescido em termos de valor de produção. Em 2018, atingiu os 600 M€, correspondente a 7,6% da produção agrícola. Estes valores surgem numa dinâmica muito positiva, com uma taxa de crescimento médio anual de 6,3% do valor da produção».

Nuno Russo adiantou ainda que «este setor é também um grande empregador, absorvendo o equivalente a mais de 3 700 unidades de trabalho a tempo inteiro e, muito relevante, quase 80% corresponde a trabalho assalariado, sendo que, deste, a maioria é permanente. Sim, as vossas empresas são bons exemplos da criação de riqueza e de postos de trabalho».

De referir que as exportações têm acompanhado este crescimento. A taxa de crescimento médio anual das exportações de dois dígitos, 10%, é muito positiva e corrobora o reconhecimento internacional dos produtos e dos produtores portugueses.

«Apesar dos bons números, sabemos que ainda muito pode ser feito em prol de ainda mais crescimento. Num mercado que é cada vez mais global, são muitas as oportunidades, mas também são muitos os desafios. E a verdade é que Portugal tem condições edafoclimáticas favoráveis que permitem exercer a atividade de forma competitiva, seja ao ar livre ou em estufa, com a alta rentabilidade já demonstrada», sustentou Nuno Russo.

O Secretário de Estado concluiu que o objetivo é continuar a trabalhar neste sentido: «Queremos agarrar essas oportunidades e, assim, superar os desafios. Procuraremos estar presentes, estar próximos. Aliás, digo aqui, perante todos vós: têm, no Ministério da Agricultura, um parceiro, sempre disponível para ouvir, debater e cooperar».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip