Novo recorde: comércio agroalimentar da UE com 36,5 mil milhões de euros em outubro

Os fluxos comerciais mensais de produtos agrícolas e alimentares da União Europeia atingiram um valor recorde de 36,5 mil milhões de euros, em outubro de 2022. Globalmente, e apesar do aumento das importações, a balança comercial continua positiva em cinco mil milhões de euros, de acordo com o último o relatório sobre o comércio agroalimentar publicado pela Comissão Europeia.

Concretamente, as exportações agroalimentares da União Europeia diminuíram 1,2% em relação ao mês anterior, situando-se em 20.700 milhões de euros. Este declínio deve-se principalmente à diminuição das exportações de bebidas espirituosas, bem como de queijo e coalhada. O aumento de 3% nas exportações para a China compensou parcialmente a queda das exportações para os Estados Unidos (-5%) e para o Reino Unido (-2%).

Apesar deste declínio mensal, as exportações agroalimentares da União Europeia para os Estados Unidos da América e Reino Unido nunca foram tão elevadas. Nos primeiros 10 meses de 2022, as exportações para os Estados Unidos atingiram os 24,4 mil milhões de euros. Este valor é 29% superior à média de três anos do mesmo período.

Da mesma forma, as exportações da União Europeia para o Reino Unido, de janeiro a outubro, no valor de 39,5 mil milhões de euros, são 15% superiores às de 2021.

Saiba mais aqui.

Fonte: Grande Consumo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip