Novas técnicas de melhoramento de plantas

No passado mês de julho, foi realizado um webinar sobre a inovação no melhoramento de plantas na região da Península Ibérica, promovido pela ASTA (American Seed Trade Association), pela EUROSEEDS (Associação Europeia de Sementes), pela ANOVE (Associação Espanhola de Obtentores Vegetais) e pela ANSEME.

Agricultura

Este webinar contou com a presença de investigadores e membros da produção agrícola (nomeadamente a espanho- la ASAJA e a CAP – Confederação dos Agricultores de Portu- gal), entre outros.

A introdução de resistências à Pyricularia do arroz e ao míldio em variedades de trigo tem sido possível graças ao silenciamento de genes, possibilitada pelas novas técnicas CRISPR de melhoramento de plantas. Estas técnicas têm permitido ainda a introdução de resistências a vírus em melões e o aumento da eficiência de utilização de água em 30% em variedades de girassol.

A existência de novas pragas exclusivas dos territórios por- tuguês e espanhol, faz do Sul da Europa um laboratório para o resto do continente europeu, uma vez que os efeitos das alterações climáticas e o aumento das temperaturas mé- dias se estendem a todo o território europeu. O facto das novas técnicas de melhoramento de plantas permitirem a obtenção de novas variedades com maior celeridade, cons- titui uma vantagem num cenário de imprevisibilidade e de rápidas mudanças.

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP, resumiu a im- portância da inovação no melhoramento de plantas a três níveis:

  • Sustentabilidade económica, uma vez que o uso de va- riedades mais produtivas permite aumentar a rentabi- lidade do agricultor;

  • Segurança alimentar, uma vez que o aumento da pro- dutividade agrícola permite produzir mais com menos, assegurando uma produção de alimentos suficiente para todos;

  • Defesa do consumidor, uma vez que a utilização de va- riedades mais resistentes a pragas e doenças permite a produção de plantas mais sãs.

Com as metas estabelecidas pelo Pacto Ecológico Europeu, de redução da utilização de Fitofármacos em 50% e de adu- bos em 20% até 2030, o melhoramento genético ganha uma importância sem precedentes na busca de soluções mais eficientes para a produção agrícola.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip