Navigator candidata-se ao PRR com investimento superior a 100 milhões de euros

A The Navigator Company apresentou cinco candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento superior a 100 milhões de euros e em linha com o seu propósito corporativo: a criação de valor sustentável, deixando às futuras gerações um planeta melhor, através de produtos e soluções sustentáveis naturais, recicláveis e biodegradáveis.

A Agenda “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil – é uma das iniciativas em que a Empresa está a participar, no âmbito dos avisos da Componente 5 do PRR - Capitalização e Inovação Empresarial. O objetivo do consórcio, liderado pela Navigator, é o de desenvolver, patentear, produzir e comercializar soluções de embalagem inovadoras que substituam as atuais embalagens de plástico de origem fóssil, nomeadamente as de uso único, por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta, permitindo assim a construção de um futuro sustentável.

Com um orçamento total de 118,6 milhões de euros, o projeto visa reduzir o impacto no ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, podendo contribuir para ajudar o país na construção da floresta do futuro, nomeadamente através do reforço da utilização do conhecimento científico no setor. Enquanto empresa líder do consórcio, cabe à Navigator e ao Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, o maior esforço de investimento, com um total de 93,2 milhões de euros, o que representa 79% do orçamento total da Agenda Verde para a Inovação Empresarial.

Este será um momento-chave para as empresas alavancarem a revolução tecnológica e contribuírem para a recuperação do país, nomeadamente através do aumento das exportações nacionais e da criação e valorização do emprego. De referir que a Agenda “From Fossil to Forest” contempla a criação de 102 novos postos de trabalho, dos quais 49 altamente qualificados.

No âmbito deste projeto, a Navigator reuniu um conjunto alargado de 27 parceiros nacionais - entre os quais se contam 16 empresas e 11 Universidades e Centros de Investigação, que cobrem toda a cadeia de valor desde a matéria-prima ao produto final, recorrendo a produtos de base florestal para acelerar a transição de matérias-primas de origem fóssil - baseadas em recursos finitos, de que são exemplo a generalidade dos plásticos - para matérias-primas de origem biológica.

Com efeito, o projeto valoriza e proporciona novas aplicações para um importante recurso endógeno nacional – a floresta -, envolvendo e rentabilizando o reconhecido potencial científico e tecnológico português neste domínio. De salientar que estão previstos 17 novos produtos que, além de valorizarem a floresta portuguesa, contribuirão decisivamente para o reforço da capacidade nacional nas áreas da investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I).

O projeto integrou a segunda fase de candidatura, que terminou no dia 13 de abril, estando a decorrer a análise às candidaturas selecionadas. Esta componente – que inclui Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e as Agendas Verdes para a Inovação Empresarial - visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip