Nasceu a Federação Portuguesa de Agricultura Biológica

A FPBIO – Federação Portuguesa de Agricultura Biológica – foi criada no início de janeiro de 2017 com a missão de representar politicamente as organizações federadas junto dos políticos nacionais e instâncias comunitárias assim como outras organizações.

A apresentação da FPBIO acontece no próximo dia 3 de abril, pelas 16h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar.

No momento em que está em curso a Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Agricultura Biológica, a revisão da Regulamentação Europeia da Agricultura Biológica e em que tem ainda início a discussão da futura Politica Agrícola Comunitária (2020-26), «é altura destas organizações representadas na FPBIO assumirem um papel politico determinante no futuro da Alimentação e Agricultura Biológica Nacional contribuindo para a Soberania e Segurança Alimentar Nacional», dizem os seus promotores.

A federação é composta pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, pela BIO AZÓRICA – Cooperativa de Produtores Biológicos (Açores), BIOPROTEC – Associação Nacional dos Engenheiros de Agricultura Biológica, COPADONORDESTE – Cooperativa de Produtos Agrícolas ( Macedo de Cavaleiros), ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra; ORGANICA – Associação de Consumidores da Madeira, QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

A missão principal é representar politicamente as organizações federadas junto das poderes políticos nacionais e instancias comunitárias e outras organizações no âmbito da promoção e divulgação da agricultura biológica nacional.

No dia 3 de abril, na apresentação formal da FPBIO estará presente o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar Pedro Delgado Alves, assim como os sete dirigentes das associações fundadoras: Jaime Ferreira da Agrobio, Mónica Oliveira da Bioazórica, Cláudia Vasconcelos da Organica, João Branco da Quercus, Luís Mendes da Bioprotec, Clarisse Ledesma da Copadonordeste e o presidente da ESAC, João Noronha. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip