Mosca da cereja e da ginja: Madeira promove ações de prevenção

A Direção Regional de Agricultura da Madeira, conjuntamente com as juntas de freguesia do Jardim da Serra e do Curral das Freiras, e outras entidades locais, irá realizar no fim de semana de 16 e 17 de abril, ações práticas de demonstração e transmissão de conhecimentos para o controlo da mosca da cereja e da ginja.

Assim, no Jardim da Serra, a sessão acontece na Quinta Leonor no dia 16 de abril, pelas 10h00. Já no Curral das Freiras, ocorre no dia 17 de abril, pelas 11h00 no Pico Furão e às 12h00 na Fajã Escura.

A mosca da cereja e de outros pequenos frutos, Drosophila suzukii, é uma pequena mosca com 2 a 3 mm de comprimento, originária da Ásia, parecida com a “mosca do vinagre”, que causa danos principalmente na cereja, na ginja e nos pequenos frutos (morango, amora, framboesa e mirtilo).

Esta praga foi detetada pela primeira vez na Madeira na zona do Caniçal em setembro de 2014 em armadilhas colocadas em vinhas, tendo a Direção Regional de Agricultura vindo a fazer a monitorização da sua expansão, através de armadilhas de captura.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, afirma que, perante este problema, providenciou de imediato a homologação de produtos fitofarmacêuticos para o seu controlo, uma vez que até aquela data não existia nenhum produto homologado para a praga.

A direção afirma que tudo aponta para que, este ano, esta praga venha a atacar a cereja e a ginja com maior intensidade, podendo pôr em causa grande parte da produção, pelo que alerta todos os produtores destes frutos, que procedam à colocação de garrafas mosqueiras com atrativo (vinagre de sidra) para a captura em massa das moscas, procurando sempre a reposição do atrativo de 15 em 15 dias, bem como, recorrer ao controlo através de pulverização com o produto EPIK SG (45 g/hl) quando a cereja está a meio tamanho e do produto Karate Zeon (12,5 ml/hl), quando a cereja está a 2/3 do crescimento, respeitando sempre os intervalos de segurança (14 dias para o EPIK e 7 dias para o Karate Zeon).

Fonte: DNotícias 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip