Mondim de Basto adere ao programa “Novos Povoadores”

O município de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, anunciou esta semana que aderiu ao programa “Novos Povoadores” e que prevê instalar cinco famílias no concelho até 2017.

«Encontrar forma de combater a diminuição da população a atrair novos habitantes é o maior desafio destes territórios», garante o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.

Este concelho do Interior, que se localiza numa zona de transição entre Trás-os-Montes e o Minho e onde a agricultura ainda domina as atividades económicas, é também afetado pelo despovoamento.

«Atrair novos habitantes é um desafio muito exigente e não há uma receita única para este problema, temos de ser capazes de enfrentar novos caminhos e novas soluções», salientou.

Por isso mesmo, o município resolveu aderir ao programa “Novos Povoadores”, que tem como objetivo ajudar famílias a migrar dos grandes meios urbanos para as zonas rurais.

Este projeto tem um custo para autarquia de Mondim de Basto de 22.500 euros e prevê instalar cinco famílias até ao final de 2017.

O programa de repovoamento rural facilitará a um membro da família a criação de uma empresa no território de destino ou a transferência da sua empresa para o interior.

Os candidatos a “Novos Povoadores” beneficiam, através deste programa, de apoio na definição do projeto empresarial a desenvolver, na identificação de projetos semelhantes e visita aos mesmos e na identificação de parceiros e conselheiros para o negócio definido.

No âmbito deste projeto, até março de 2014, migraram 63 famílias para zonas rurais em Portugal, dez das quais desistiram da experiência.

Fonte: Lusa  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip