Moçambique: programa agrário de Nacala de novo em consulta pública

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique anunciou a realização de consultas públicas sobre o Programa de Cooperação Trilateral para o Desenvolvimento Agrário do Corredor de Nacala (ProSAVANA), que inclui Brasil e Japão.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar daquele país refere que as reuniões serão realizadas entre os próximos dias 20 e 29 de abril,nas províncias de Nampula e Niassa, no norte do país, Zambézia, centro, e na capital do país, sul.

Os encontros visam permitir uma discussão sobre a versão inicial do Plano Diretor do Prosavana, um documento esboçado com o objetivo de coordenar sinergias e promover parcerias com iniciativas em curso no corredor de Nacala, que visam potenciar o desenvolvimento agrário da região, refere a nota de imprensa.

«A versão inicial do Plano Diretor é o documento que apresenta as principais abordagens e componentes do Prosvana para o desenvolvimento agrário no Corredor de Nacala, tendo como base o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Setor Agrário (PEDSA), assentando-se na premissa do aumento da produção e produtividade agrária e contribuição para a segurança alimentar e a aumento da renda dos produtores agrários de maneira competitiva e sustentável, garantindo a equidade social e de género», refere a nota de imprensa.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, o Prosavana pretende o aumento da produção e produtividade, acesso aos mercados, uso sustentável dos recursos naturais e fortalecimento das instituições agrárias.

A iniciativa, uma parceria entre Moçambique, Brasil e Japão, tem sido alvo de muitas críticas por parte de organizações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos camponeses, que consideram que experiências do género noutros países, como no Brasil, provocaram expropriações de terra e o empobrecimento das populações.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip