Miranda do Douro promove concurso da raça churra galega mirandesa

concurso churra mirandesa

A 2 de maio, no mercado de Gado de Malhadas, em Miranda do Douro, terá lugar, a partir das 10h00, o XX Concurso Nacional do Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa.

A iniciativa pretende divulgar esta raça do planalto mirandês, dentro e fora de portas.

Para além disso, é também um concurso que tem por objetivo o estímulo e a orientação dos criadores na produção e melhoramento animal de ovinos de raça churra galega mirandesa por «contribuírem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para a obtenção de carne de elevada qualidade», adianta o município de Miranda.

Recorde-se que, desde 2009 que a galega mirandesa, originária do planalto mirandês, tem registado uma diminuição do seu efetivo.

Ameaçada pelo perigo da extinção, a raça autóctone churra galega mirandesa caracteriza-se pela sua elevada rusticidade. De pequeno porte, concentra-se nos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso e foi reconhecida em 2012 pela Comissão Europeia como Denominação de Origem Protegida (DOP).

A criação destas ovelhas é feita em regime extensivo. Alimentam-se principalmente de cereais, pastos e arbustos da flora natural, tendo em vista a produção de carne.

No entanto, a lã também é usada no fabrico de artesanato. Estas atividades são economicamente viáveis, contribuindo também para a manutenção da presença humana em áreas rurais com baixa densidade populacional.

Fotos: Ruralbit 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip