Miranda do Douro aposta em centro de agrupamento de gado

Raça Mirandesa

A Câmara de Miranda do Douro vai criar um centro de agrupamento de gado, que irá funcionar como um entreposto no mercado do gado de Mirandela.

Neste centro irá funcionar um mercado mensal, que irá permitir a transação de animais a nível nacional e, também, intracomunitário.

O licenciamento deste centro vai permitir aos produtores que pretendam vender, por exemplo, os seus animais para Espanha, que o façam diretamente, sem ter que passar pelos habituais intermediários.

O centro funcionará sob a supervisão de um veterinário credenciado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que poderá emitir os respetivos documentos de circulação dos animais.

O centro está licenciado para 100 cabeças de bovino e 45 cabeças de ovino.

A autarquia de Miranda do Douro refere que este Centro tem como objetivo «dinamizar a produção de gado na região, dando melhores condições de comercialização aos produtores, de modo a que possam aumentar o seu rendimento».

Em comunicado, o presidente da Câmara, Artur Nunes, acrescenta: «o que pretendemos é revitalizar os produtos endógenos e o concelho de Miranda do Douro é forte em raças autóctones, com potencial reconhecido, como é caso dos bovinos de Raça Mirandesa e ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa. Estamos dispostos a apostar forte no sector pecuário».

O edil salienta ainda que «com estes projetos, queremos dizer aos produtores pecuários que vale a pena apostar na produção animal».

A primeira edição deste mercado está agendada para 8 de abril e passará a ser mensal, realizando-se todas as primeiras quartas-feiras do mês.

Saiba mais aqui

Fotos: Ruralbit 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip