Ministros da Agricultura da UE debatem futuro da PAC

O secretário-geral da Agricultura e Alimentação espanhol, Carlos Cabanas, destacou que Espanha defende que a Politica Agrícola Comum (PAC) deve ser prioritária e contar com um orçamento adequado para responder às necessidades dos agricultores e produtores.

pac

Em declarações aos meios de comunicação, após o Conselho Consultivo de Agricultura, Cabanas explicou que o Conselho de Ministros da Agricultura da UE realiza na próxima semana um debate informal sobre o futuro da PAC para uma troca de pontos de vista.

Para o secretário-geral, a nova PAC deve continuar a pensar em ajudas diretas, na defesa da cadeia alimentar e no esforço das posições das organizações agrícolas e as interprofissionais. Para além disso, Cabanas considera que a futura PAC deve avançar com mecanismos que permitam, aos agricultores e pecuários ter uma posição de equilíbrio.

Por outro lado, o responsável espanhol comentou que o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, vai apresentar ao Conselho uma informação do grupo operativo de mercados agrícolas, que provavelmente estará em linha com a lei espanhola da cadeia alimentar, «uma norma pioneira», para alcançar o equilíbrio entre as ligações da cadeia. A este respeito, Cabanas confia que a Europa adote uma legislação que permita avançar neste âmbito, não apenas a nível nacional mas também europeu.

No Conselho serão ainda apresentados os resultados de uma conferência de alto nível, celebrada em Bratislava, na qual se abordou a importância da inovação e investigação par ao futuro do setor agroalimentar.

O Conselho vai debater diversos aspetos, como o bem-estar animal. Na opinião de Cabanas, todas as medidas a adotar neste âmbito devem estar avaliadas por informações científicas que permitam tomar decisões

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip