Ministra da Agricultura: «O uso da tecnologia no setor permite a diminuição da pressão sobre os recursos naturais»

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participaram, em Évora, no lançamento da Elio Tecnologia, empresa do ecossistema CEiiA. Trata-se de uma startup que recorre a tecnologia aeroespacial, aeronáutica, robótica e inteligência artificial para oferecer soluções de precisão para a agricultura e pecuária e floresta.

Ministra da Agricultura

A titular da pasta da Agricultura congratulou-se com este investimento em Évora e afirmou que «estas empresas de base tecnológica são fundamentais para assim colocam o conhecimento, a tecnologia e a inovação ao serviço da agricultura, ajudando-a a ser mais competitiva, mais rentável e mais sustentável. O uso da tecnologia no setor, com tudo que já é possível fazer com ela, como as melhores imagens e informação georreferenciada, ou soluções construídas a partir de integração de sensores óticos, robótica, tecnologia aeroespacial ou inteligência artificial, permite fazer uma melhor gestão e diminuição da pressão sobre a utilização dos recursos naturais».

Maria do Céu Antunes disse, ainda, que «são soluções como estas que hoje foram aqui apresentadas no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, que permitem ao setor da agricultura ser mais eficiente, e aos produtores ter mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica, tal como queremos promover com a Rede de Inovação».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip