Ministra da Agricultura: «As culturas de sequeiro já não existem devido às alterações climáticas»

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que «erradamente se vai dizendo que o olival é um sorvedouro de água».

Ministra da Agricultura

Em declarações à Rádio Campanário, a ministra explicou que «o olival intensivo e superintensivo gastam menos que uma cultura de milho, ou um amendoal ou um nogueiral», acrescentado que «obviamente que o olival tradicional, tal como outras culturas são de sequeiro», o que consequentemente gasta menos água.

Maria do Céu Albuquerque considera que «hoje as culturas de sequeiro praticamente não existem», justificando esta afirmação com o facto de «com as alterações climáticas as espécies que antes não precisavam de água, hoje já não acontece».

Para a tutela o importante «é que todos estejam convocados para usar sistemas de rega que permitam tornar o uso do recurso mais eficiente, garantindo a sustentabilidade do setor».

Sobre o olival intensivo, Maria do Céu Albuquerque explica que «está a ser feito um estudo que vai decorrer até março, sobre os impactos do olival intensivo em Alqueva, apenas nessa altura poderemos decidir o que é melhor para esta região».

FONTE: Rádio Campanário

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip