Medronheiro e cogumelos silvestres: valorização e conservação destes recursos silvestres

A Deifil esteve presente no Congresso Nacional dos Recursos Silvestres, realizado na Escola Superior Agrária de Bragança, no dia 18 de outubro, onde apresentou nas sessões “Medronheiro” e “Cogumelos Silvestres” o trabalho que tem vindo a desenvolver na valorização e conservação destes recursos.

Investindo na sustentabilidade e na melhoria contínua do setor agrícola, a Deifil apresentou o trabalho desenvolvido na micropropagação de plantas de medronheiro selecionadas e na cultura e aplicação biotecnológica de fungos micorrízicos, fundamentais no aumento da tolerância das plantas às alterações climáticas.

O medronheiro é uma espécie autóctone que apresenta inúmeras características importantes com potencial para planta ornamental e boa produtora de pequenos frutos, para o mercado fresco ou para transformação. O crescente interesse nesta cultura tem incentivado o surgimento de clones selecionados e micropropagados, contribuindo de forma significativa para o aumento deste cultivo em Portugal. Neste sentido, a Deifil investe continuadamente na seleção de plantas com elevada produtividade de diferentes regiões da Península Ibérica e na otimização dos protocolos de micropropagação desta cultura, com o objetivo de propagar as plantas mais promissoras de cada região em grande escala, garantindo assim uma resposta às exigências do mercado, a rentabilização dos novos cultivos e simultaneamente a conservação genética e preservação da biodiversidade.

Além disso, tendo como missão utilizar a biotecnologia ao serviço da agricultura, a Deifil investe no desenvolvimento de recursos naturais que melhorem a qualidade das plantas e as tornem mais tolerantes às alterações climáticas. Neste sentido, um dos seus ramos de trabalho passa pela criação de uma coleção de micélio de fungos micorrízicos que serão usados para aplicação direta nas plantas produzidas. Iniciada em 2018 com a recolha de cogumelos em diversos habitats da Península Ibérica, a micoteca da Deifil conta atualmente com 20 espécies de fungos micorrízicos, de entre as quais espécies de cogumelos de elevado valor comercial.

O micélio destes fungos micorrízicos já se encontra disponível no mercado através do MycoChest, um produto de origem 100% natural idealizado para a cultura do castanheiro e que atua no desenvolvimento saudável das plantas, favorecendo a captação de água e nutrientes e protegendo o sistema radicular. Este efeito benéfico da presença dos fungos no desenvolvimento da planta já foi comprovado através de estudos de micorrização realizados na empresa e em colaboração com o Centro de Investigação de Montanha, cujos resultados foram apresentados neste congresso. Além disso, foram também apresentados os resultados de estudos de micorrização em medronheiro realizados na Deifil.

O Congresso Nacional dos Recursos Silvestres trata-se de um evento do Centro Nacional de Competências dos Recursos Silvestres, organizado pela Escola Superior Agrária de Bragança e pelo Centro de Investigação de Montanha, e teve como objetivo debater as potencialidades, a gestão e a valorização dos recursos silvestres em Portugal.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip