Maria Antónia Figueiredo eleita vice-presidente da COPA-COGECA
Maria Antónia Figueiredo foi eleita para o cargo de vice-presidente da COPA-COGECA - Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia, para um mandato de três anos, de 2016 a 2018, na eleição da nova presidência, que decorreu a 3 de dezembro em Bruxelas.
Maria Antónia Figueiredo, que tinha já ocupado o cargo da Vice-Presidência entre 2013 a 2015, é atualmente Secretária-Geral Adjunta da CONFAGRI.
Recorde-se que a COPA-COGECA é a voz das cooperativas agrícolas europeias que tem como missão defender os interesses das cooperativas agrícolas e agroalimentares da União Europeia (UE), e representa 22 mil cooperativas.
Tem como associadas 30 organizações de todos os Estados-membros.
O presidente da COGECA eleito é Thomas Magnusson, representante da Confederação de Cooperativas Suecas.
A equipa eleita para a vice-presidência conta também com Thomas Memmert, da Confederação de Cooperativas da Alemanha, Vasileios Parolas, da Confederação de Cooperativas da Grécia e Martin Pycha, das Cooperativas da República Checa.
A agora eleita presidência tem como objetivos prioritários «melhorar as políticas europeias com impacto direto nas cooperativas agrícolas, em especial no que diz respeito aos acordos comerciais a nível internacional, bem como garantir que a Politica Agrícola Comum (PAC) corresponda melhor às expectativas e necessidades das cooperativas agrícolas», lê-se em comunicado emitido pela CONFAGRI.
Melhorar a investigação e inovação na qual a bioeconomia «será uma influência positiva e também combater as práticas desleais e abusivas ao longo da cadeia alimentar, de forma a garantir o seu melhor funcionamento».
Desenvolver a rede de empresas cooperativas europeias e melhorar a comunicação sobre os benefícios das cooperativas agrícolas e a sua contribuição para o crescimento económico, são outros dos objetivos da nova presidência.
Foto: CONFAGRI