Mangualde acolhe cursos de Apicultura até setembro
De março a setembro de 2016, Mangualde vai acolher dois novos cursos de apicultura com o objetivo de oferecer a oportunidade de começar a prática apícola em meio urbano ou caseiro, de forma simples, sustentável e a baixo custo.
Os cursos, para iniciantes e avançado, são organizados por Harald Hafner (apicultor austríaco há muito radicado em Portugal) e contam com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.
As inscrições, abertas à comunidade, estão a decorrer e deverão ser efetuadas através do telefone 914457285 ou do email nn.nelas@gmail.com.
Os cursos apenas se realizarão caso seja atingido o número mínimo de 10 inscrições, estando limitado a um máximo de 15 participantes por curso.
Curso de Apicultura para Iniciantes
As aulas teóricas realizam-se na Raiz dos Saberes, das 19h00 às 21h30, nos dias 17 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 19 de maio e 2 de junho, e as aulas práticas na Quinta do Modorno, das 14h00 às 18h00, nos dias 02 e 30 de abril e 4 de junho.
Durante o curso serão abordados conceitos sobre o comportamento e a vida das abelhas, assim como técnicas para a sua manutenção.
Aprenderá a interpretar as necessidades das abelhas de forma autónoma e terá a possibilidade de adquirir os conhecimentos essenciais para cuidar das suas próprias colmeias.
Serão também demonstradas várias alternativas e exemplos sobre como desenvolver a prática adaptada às suas necessidades e preferências pessoais.
Curso de Apicultura Avançado
As aulas teóricas realizam-se na Raiz dos Saberes, 9h30 às 12h30, e as aulas práticas na Quinta do Modorno, das 14h00 às 17h30, nos dias 3 de abril, 1 de maio, 5 de junho, 16 de julho e 18 de setembro.
Flora apícola e alimentação das colmeias, maneio apícola ao largo do ano e desdobramentos, criação e seleção de rainhas, formação varroa e sanidade apícola e produtos da colmeia – colheita, cuidados, qualidade, transformação e refinação vão ser as temáticas abordadas nestes dias.
Harald Hafner é apicultor profissional em Mangualde. O formador junta 20 anos de experiência na apicultura com abelhas em diferentes países e zonas climáticas, com profundos conhecimentos do mundo e das técnicas de apicultura.
A lecionar cursos de apicultura no país há cinco anos, já formou mais de 500 futuros apicultores e é proponente de uma crescente rede de apicultores naturais.
É ainda Técnico Apícola e tem um Mestrado em Apicultura (Beekeeping Master) da Escola Apícola de Warth, na Áustria.