Madeira: cultura da banana promovida na região

A freguesia da Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol, acolhe entre 15 e 17 de julho, a Mostra Regional da Banana, um evento destinado a promover esta produção madeirense, que registou este ano um aumento de 21%.

banana

O festival tem também como objetivo «dignificar o trabalho dos agricultores que estão nesta área há muitos anos», afirma a presidente da Casa do Povo da Ponta do Sol (zona oeste), Mirla Fernandes, vincando que é uma espécie de homenagem a todos os produtores do fruto mais produzido no arquipélago.

Segundo a Direção Regional da Agricultura e Pescas da Madeira, no primeiro quadrimestre do ano registou-se um aumento de 21,17% na produção de banana da Madeira, mais 874.934 quilos em relação ao mesmo período de 2015.

Este ano, o secretário regional da Agricultura e Pescas da Madeira, Humberto Vasconcelos, considerou, no parlamento madeirense, que a agricultura «deixou de ser um parente pobre» da economia regional e «vive um novo momento» no arquipélago, vincando que «nunca, em tempo algum, foi tão proveitoso o cultivo de banana como agora».

A responsável da organização do evento justificou o aumento com o regresso das pessoas à agricultura, por causa da crise vivida nos últimos anos no país, recuperando os terrenos que estavam abandonados para cultivar.

O festival, que acontece desde 2000 por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pescas da Madeira, é realizado todos os anos no mês de julho, na freguesia da Madalena do Mar, do concelho da Ponta de Sol, por ser o “berço” das maiores plantações de banana da ilha.

«Temos uma exposição de cachos de banana, havendo a seleção dos melhores cachos e produtores», explicou a responsável, acrescentando que este ano o evento conta com cerca de 60 produtores.

O evento inclui ainda uma atividade intitulada “Conhecer melhor a cultura da banana”, a decorrer na sexta-feira (15 de julho), em que tanto turistas como residentes são convidados a visitar a Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA), sediada na Madalena do Mar, e a continuar o percurso a pé pelos terrenos daquela localidade para conhecer todo o processo de cultivo da banana. O percurso termina no local da festa, com a prova daquele fruto.

A banana da Madeira é um fruto fundamental para a economia madeirense e envolve 2.900 produtores, sendo a sua produção maioritariamente vendida para fora da região.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip