Maçã de Alcobaçã regressa às lojas

A Maçã de Alcobaça IGP da nova campanha iniciou oficialmente o processo de certificação e regressou às lojas no último dia 15 de agosto.

Maçã de Alcobaçã IGP

Segundo o Clube de Maçã de Alcobaça, foram 135 dias após a floração dos pomares para atingir a perfeição. Em comunicado de imprensa, destacam que a maçã se revela "bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática, pronta para fazer as delícias dos consumidores e possibilitar uma oferta durante praticamente todo o ano".

Após milhares de testes analíticos e sensoriais, realizados nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento, e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam.

Nos próximos 60 dias, estimam-se colher cerca de 60 000 000 kg, por cerca de 3 000 colhedores, na maioria estudantes e famílias especializadas, de elevado saber-fazer. Com elevado rigor e cuidado, é realizada a colheita de aproximadamente 500 milhões de Maçãs de Alcobaça IGP, devidamente produzidas e selecionadas conforme as normas do Caderno de Especificações da Indicação Geográfica Protegida, conforme o Caderno de Especificações do Sistema de Produção Integrada e conforme o Caderno de Normas de Qualidade Organoléptica da Marca Coletiva do Clube da Maçã de Alcobaça IGP.

"Trata-se de uma campanha que por se registarem menor número de frutos nas árvores, mas com clima favorável ao desenvolvimento dos frutos, tornam a qualidade interna dos frutos mais rica, mais agradável e mais completa no que diz respeito ao sabor, aroma e frescura", defendem.

Nos próximos meses vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa, assim como em alguns supermercados brasileiros, ingleses, árabes, entre outros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip