Luís Mira: «Não vai haver falta de alimento, vai haver o contrário»

O secretário-geral da CAP defende o desbloqueamento de verbas importantes, que continuam retidas, para uma ajuda efetiva aos produtores. 

Agricultura

Em entrevista à Antena 1, Luís Mira começou por afirmar que «começam a haver sinais de entrarmos numa situação de excedentes de produção», dado o encerramento de hóteis e de todo o canal horeca. «Os produtos não estão a er consumidos e as pessoas começam a não ter solução para essa situação».

«A Comissão Europeia tem que colocar em ação mecanismos de intervenção para retirar o produto do mercado. Não vai haver falta de alimento, vai haver o contrário», destaca. «Vai haver um excedente de produção e os Estados-membros não têm possibilidade de intervir no mercado. Tem que ser a Comissão a faze-lo, isso é uma regra de mercado». Perante tal, o secretário-geral afirma que a ministra da Agricultura deve continuar a pressionar a Comissão Europeia.

«Tudo o que possa ser feito para ajudar o setor é positivo», realça, evidenciando que a CAP já pediu alguns esclarecimentos sobre medidas do Ministério da Agricultura para o setor. «Algumas medidas podiam ir mais longe», destacando que é necessário desbloquear verbas para projetos destinados ao desenvolvimento rural, destacando que isso seria uma «ajuda muito grande», dado o apoio monetário de mil milhões de euros.

Luís Mira apelou ainda ao consumo de produtos nacionais, tão importante na altura que se vive. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip