Lourinhã volta a ser palco do Festival da Abóbora

O Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

abobora

O evento assume-se como um momento de «celebração da cultura da abóbora e da horticultura local» e tem com o objetivo «criar um evento para a comunidade, centrado nesta comemoração, no município, que é, sem dúvida, pelo volume e qualidade da produção, a Capital Nacional da Abóbora», adianta a autarquia.

O Festival, lê-se na página do evento, assume três componentes essenciais, que se complementam entre si e na sua unidade revelam o enorme potencial ambiental, económico e social desta comunidade, que são, respetivamente, a área específica da produção da cultura, com as suas técnicas e práticas culturais; o conjunto das iniciativas lúdicas promovidas para a interação com os visitantes; e a vertente do envolvimento dos agentes culturais, guardiões dos valores culturais e tradicionais da comunidade na concretização do evento.

A iniciativa visa ainda «honrar os produtores locais, criando a possibilidade de numa competição saudável mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e das condições naturais da região, através de vários concursos de apreciação de frutos, tendo como expoente a escolha da Abóbora Rainha, exemplar de grandes dimensões, da classe das abóboras gigantes». 

Mais de 8 toneladas de abóbora de vários géneros estarão em exposição durante os três dias e quem visitar o Festival poderá assistir a mostras gastronómicas, “workshops” e provar algumas das iguarias cujo ingrediente principal é a abóbora.

O evento contará com uma abóbora gigante, de 750 quilos, que vem da Alemanha, e mais de 50 variedades de abóboras.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destaca que «este ano realizaremos a quarta edição desta iniciativa que tem sido um sucesso e que tem atraído visitantes de vários pontos do País. Esperamos receber cerca de 9 mil visitantes, número idêntico ao ano anterior. Este ano, queremos consolidar este evento, como um dos principais do concelho e contribuir para a promoção da economia local».

«Vamos contar com vários produtores de abóbora, expositores de doçaria e teremos também um espaço dedicado aos artesãos locais. Serão lançados alguns desafios como o Concurso Nacional de Abóboras e o Concurso Nacional de Doce de Abóbora, bem como a já tradicional torta de abóbora gigante cujas vendas irão reverter para uma associação do concelho», conclui.

PROGRAMA

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip