Lourinhã é palco de Festival da Abóbora

abobora

O segundo Festival da Abóbora da Lourinhã, que decorre entre 30 de outubro e 1 de novembro, espera receber este ano dez mil visitantes e tem como principal novidade uma semana gastronómica dedicada àquele produto, anunciou a organização.

«Queremos promover a abóbora e este setor da agricultura para afirmar a Lourinhã enquanto “Capital da Abóbora” e contribuir para que mais pessoas visitem o concelho, ao deslocarem-se ao festival», afirmou Maria Matos, da Junta de Freguesia da Lourinhã e Atalaia.

Depois dos 7500 visitantes da primeira edição, a organização espera chegar aos dez mil este ano. Segundo a autarca, a Lourinhã é o principal concelho produtor de abóbora do país.

Baseando-se em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Maria Matos adiantou que, das cerca de 70 mil toneladas de abóbora produzidas em Portugal, 53% são oriundas do concelho e 84% da região Oeste, onde a Lourinhã se integra, gerando um impacto na economia de mais de dez milhões de euros.

Em paralelo ao Festival da Abóbora, realiza-se pela primeira vez a Semana Gastronómica da Abóbora, entre 26 de outubro e 1 de novembro.

Vinte restaurantes da freguesia vão confecionar sopas, pratos e sobremesas à base de abóbora. No recinto do festival, no pavilhão multiusos da Atalaia, além de três espaços de restauração a servirem jantares com ementas daquele hortícola, existem 25 tasquinhas com venda de doces, mais de meia centena de expositores de artesanato e uma exposição, relativos à abóbora.

VER PROGRAMA

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip