Lisboa: mercado de produtores todos os sábados na Quinta das Conchas

O Mercado Quinta das Conchas acontece todos os sábados, entre as 9h00 e as 14h00, no Parque Quinta das Conchas e dos Lilases, desde 2 de abril de 2016, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Hortícolas e Fruta.

mercado quinta das conchas

O mercado «pretende trazer de volta a verdadeira e tão perdida relação entre o meio rural e urbano, pondo em contacto direto produtores e consumidores, sensibilizando os consumidores para a importância de melhorar a sua dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade», salientam os promotores, em comunicado.

Os 10 a 12 produtores que participam neste mercado, têm a sua produção estabelecida a menos de 70 km de Lisboa, (Torres Vedras, Santa Cruz, Sintra e Mafra) tratando-se assim, de um mercado de proximidade que desempenha um importante papel no escoamento da produção local sem a intervenção de intermediários.

Os mercados de produtores «são um incentivo à preservação dos produtos portugueses e locais, às práticas agrícolas menos intensivas, ambientalmente sustentáveis e contribuem para uma menor pegada de carbono através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte», adiantam os promotores.

Fruta e hortícolas da época, ervas aromáticas, pão, queijo, bolos, azeite, entre outros produtos, são algumas das opções que o consumidor encontra no mercado todos os sábados.

Saiba mais no Facebook e Instagram da iniciativa.

 mercado

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip