LIPOR renova parceria com DARIACORDAR contra desperdício alimentar

A LIPOR e a DARIACORDAR (Associação para a Recuperação de Desperdício/ Zero Desperdício) renovaram a parceria estabelecida em 2017, no âmbito da recente Estratégia Intermunicipal de Combate ao Desperdício Alimentar.

O principal objectivo desta parceria foi facilitar a replicação do Programa Zero Desperdício na área de intervenção dos Municípios Associados da LIPOR, para aumentar a eficiência na recolha e distribuição de excedentes alimentares, contribuindo em simultâneo, para reduzir a insegurança alimentar de muitas famílias e evitar o desperdício alimentar (numa lógica de economia circular), dando uma nova oportunidade aos alimentos que de outra forma constituiriam resíduos.

Esta parceria resultou, na área de influência da LIPOR, na prevenção de 474 t de resíduos alimentares, evitando a emissão de 587t de CO2eq e promovendo a doação de 947 620 refeições, com um valor económico equivalente a 2 391 111 €. Esta parceria, integrou, também o Programa Operacional Inclusão social e Emprego, financiada pelo Fundo Social Europeu e Portugal 2020, que decorrendo com resultados muito promissores e positivos.

De acordo com as Nações Unidas, e no mês que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, de mais de 820 milhões de pessoas em todo o mundo não têm alimentos suficientes e, por ano e em todo o mundo, cerca de 14% dos alimentos são perdidos após a colheita e antes de chegar ao retalho.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip