Limite da intervenção no mercado do leite sobe para 350 mil toneladas

A Comissão Europeia aumentou para 350 mil toneladas o limite para a compra pública de leite em pó desnatado e para as 100 mil toneladas a de manteiga, devido às dificuldades que o setor dos produtos lácteos atravessa.

leite

Considerando a necessidade de reequilibrar a oferta e a procura no mercado, Bruxelas aumentou o teto para a compra pública de leite em pó das 218 mil toneladas para as 350 mil toneladas.

Este é o segundo aumento do ano para a intervenção no mercado do leite, depois de em abril ter duplicado o limite das 109 mil toneladas.

«O setor do leite e dos produtos lácteos atravessa um período prolongado de grave desequilíbrio do mercado. Enquanto a importação de leite e de produtos lácteos a nível mundial permaneceu globalmente estável em 2015, em comparação com 2014, a produção aumentou significativamente na União Europeia e nas outras grandes regiões exportadoras», lê-se no regulamento publicado no Jornal Oficial da UE.

«Em derrogação ao disposto no primeiro parágrafo, em 2016, as limitações quantitativas aplicáveis à compra de manteiga e de leite em pó desnatado a preço fixado são de 100 000 toneladas para a manteiga e de 350 000 toneladas para o leite em pó desnatado», estipula o regulamento.

«Os eventuais volumes comprados no âmbito de um procedimento concursal em curso em 29 de junho de 2016 não são imputados nos referidos limites quantitativos», refere o regulamento.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip