Leite: protestos regressam a Lisboa

Este domingo (6 de março de 2016) dezenas de produtores de leite regressam aos protestos, em Lisboa, junto ao Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações.

leite

O objetivo do protesto passa por alertar para o consumo de leite nacional e promover os produtos lácteos bem como a generalidade dos produtos agrícolas portugueses.

«Como temos vindo a denunciar, a situação dos produtores de leite agrava-se a cada dia que passa, devido à manutenção de preços ao produtor claramente abaixo dos custos de produção, o que provoca atrasos de pagamento a fornecedores e aumento das dívidas junto do banco. Muitos produtores estão agora a abater animais para reduzir drasticamente a produção, porque a indústria que lhes transforma o leite não consegue exportar nem vender no mercado interno», explica a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) em comunicado. 

E adianta que «somos obrigados a reduzir a produção e vender leite ao desbarato enquanto Portugal importa quase 500 milhões de euros em produtos lácteos, dos quais 300 milhões em queijos e iogurtes. Daí o nosso apelo a consumidores e superfícies comerciais para a substituição das importações de sobras de leite da Europa por leite e produtos lácteos nacionais», acrescenta. 

A associação apela também ao setor da hotelaria, restauração e cafetarias, «para resistirem à tentação de utilizarem queijos ou sucedâneos de queijo importados na elaboração de sandes, tostas mistas e todo o tipo de alimentos confecionados. Pedimos aos consumidores que exijam produto nacional, com o símbolo (PT), na manteiga e outro tipo de entradas servidas nos restaurantes». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip