Leite: Federação Agrícola dos Açores quer resolução de «situações pertinentes»

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, assegurou na semana passada que o setor vai solicitar a resolução de situações «muito pertinentes no mercado do leite» a quem governar após as eleições regionais de dia 16.

acores

«O próximo governo tem que resolver situações de mercado no setor leiteiro que são muito pertinentes e, desta forma, solucionava o problema do preço baixo por cada litro de leite derivado da situação do mercado», afirmou Jorge Rita, acrescentando que esta é «uma grande preocupação da lavoura».

O dirigente associativo salientou que «o mercado é que dita as regras em relação aos preços», pelo que considerou «importante nos próximos tempos um apoio substancial» e «uma procura de novos mercados que valorizem» os produtos dos Açores.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, entidade com cerca de 3.000 associados, defendeu ainda que o próximo governo regional tem que continuar a apostar na reestruturação do setor leiteiro através de medidas que possam potenciar a produção.

«A regulação da venda dos produtos lácteos na distribuição, um incentivo ao desenvolvimento de novos produtos que criem mais valor acrescentado, e a procura efetiva nos mercados que reconheçam os nossos produtos e que valorizem a qualidade do leite açoriano e seus derivados» são questões «quase obrigatórias», sublinhou.

Na fileira da carne, Jorge Rita elencou a necessidade de dotar os matadouros regionais de «boas condições que permitam potenciar a exportação» e «uma melhoria substancial dos transportes».

Na diversificação agrícola, Jorge Rita considerou igualmente importante criar «um mecanismo que promova a regulação do mercado» para controlar a produção existente e, «assim, contribuir para a eliminação das importações».

Potenciar as produções locais e criar mais denominações de origem são outras das reivindicações do setor nos Açores, com o dirigente associativo a assegurar que vai reivindicar junto das autoridades locais a implementação de seguros para as colheitas.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip