Leite e carne de porco: Portugal vai propor quotas de produção

A criação de quotas de produção com apoios a essa restrição para os setores do leite e da carne de porco são algumas das propostas que Portugal vai defender na segunda-feira em Bruxelas, antecipou esta sexta-feira, o ministro Capoulas Santos.

leite

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que se reúne na segunda-feira (14 de março) com os seus homólogos dos países da União Europeia (UE), diz que vai propor o «estabelecimento de um regime de quotas de produção» que, no caso do setor leiteiro, ao limitar a produção, permitiu nas últimas décadas manter os preços equilibrados».

O governante adiantou que vai defender apoios acrescidos à armazenagem, limiares de preços para produtos como o leite em pó e a manteiga e outras medidas temporariamente limitadoras da produção, como a redução do número de fêmeas reprodutoras no setor da carne de porco, e apoios à produção por cabeça de gado.

Entre os sete dos 27 Estados-membros que apresentaram propostas, Portugal defende que a UE negoceie, no plano político, para que seja levantado o embargo russo aos produtos europeus.

«As exportações para a Rússia estão há vários meses bloqueadas e os russos são grandes clientes de carne de porco e produtos lácteos da UE e essa tem sido uma das razões que têm provocado a inundação do mercado interno e a consequente pressão negativa sobre os preços», recordou o ministro.

Capoulas Santos defendeu ainda que quaisquer ajudas a ambos os setores terão de passar por «medidas comunitárias», mas «admitiu adotar outras medidas» no plano nacional e anunciou já quais uma redução em 50% dos pagamentos à Segurança Social desses trabalhadores a partir de abril e até dezembro.

Saiba mais sobre o assunto aqui:

Produtores de leite e suinicultores vão pagar 50% da Segurança Social

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip