Jovens agricultores alertam: É essencial garantir mão-de-obra agrícola

A Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alertou para a necessidade garantir mão-de-obra e fornecimento de materiais para o setor, para assegurar o fornecimento durante o surto de Covid-19.

Agricultura

A AJAP sublinha, em comunicado, "que a agricultura não pode ser feita por teletrabalho" e aponta "um conjunto de medidas de âmbito mais específico, não contempladas" ainda pelas iniciativas impostas pelo Ministério da Agricultura.

A associação garante que "alguns trabalhadores já estão a recusar a prestação dos seus serviços, apesar de existir já um bom número de empresas agrícolas que, a seu custo e obviamente perante dificuldades financeiras, cumprem todas as recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde] e da DGS [Direção-Geral da Saúde]", pelo que apela para "que possam existir alguns mecanismos de apoio para que todos possam cumprir toda a tramitação legal".

A AJAP referiu ainda que "é urgente" assegurar o fornecimento de fatores de produção no caso da pecuária e produção vegetal, como rações, fertilizantes e outros semelhantes. A associação destaca problemas dos agricultores "cujas vendas são maioritariamente feitas em mercados de proximidade e de pequeno retalho que agora estão encerrados", bem como na "resolução de alguns dos seus problemas mecânicos, eletricidade, assistência técnica agrícola e veterinária, dados que muitos destes operadores se encontram encerrados".

Os jovens agricultores garantem que "querem dar, como sempre deram, o seu melhor" e pedem ajuda ao Governo, "fazendo a sua parte, uma vez que a especulação dos preços e as dificuldades na importação, bem como na exportação (já começam a ser canceladas encomendas) de algumas das […] produções vão seguramente surgir".

A AJAP pede assim um "esforço acrescido por parte do Governo! para que possam "aproveitar ao máximo as produções nacionais", garantindo que chegam aos supermercados e comércio tradicional.

O organismo alerta ainda para que a agricultura e a atividade pecuária "são hoje muito complexas pelo que, perante qualquer falha no elo da cadeia", pode complicar a chegada dos produtos aos supermercados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip