Itália: plano contra a Xylella fastidiosa é insuficiente

Xylella fastidiosa

A conclusão consta de um relatório do Departamento Europeu de Alimentação e Veterinária Europeu, que refere que o país não aplicou corretamente as medidas de luta contra a Xylella fastidiosa, doença que está a dizimar os olivais do sul do país.

Se nada for feito, lê-se no documento, «a propagação rápida da doença é inevitável».

A realidade é que as medidas tomadas não evitaram a propagação da doença dentro da zona delimitada.

Os peritos de Bruxelas foram verificar no terreno as medidas preconizadas, que tinham a ver com as medidas agrícolas para destruir os vetores de propagação da doença, a erradicação de novos focos da doença com destruição da doença e campanhas de informação dos produtores.

O resultado foi dececionante, pois muitas destas medidas só foram parcialmente aplicadas, chegando ao ponto de ser constatado que algumas delas nem sequer foram aplicadas.

Só 111 árvores foram destruídas depois do aparecimento da doença em 2013 e só 7 das 37 árvores em que foi detetada a doença a partir de maio de 2015 foram destruídas.

Recorde-se que a União Europeia reforçou em maio de 2015 as medidas de combate à propagação da bactéria, impondo medidas de erradicação nas explorações afectadas e restrições à importação de países terceiros.

Fonte: Reuters/Agronegócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip